Jurema Águas Quentes

Apresentação comercial e técnica
13 de maio de 2019

Localizado em Iretama no estado do Paraná, o Jurema Águas Quentes tem transformado e aprimorado suas instalações, estruturas e acessibilidade ao longo do tempo. A rede possui mais de 50 anos e desde seu início prioriza a comodidade de seu público.

Após um importante reposicionamento de marca e de estratégia no ano de 2018 dentro do mercado de hotelaria e resorts, a nova equipe de gestores investiu em expansão e avanços tecnológicos na infraestrutura e segurança eletrônica de todo o complexo.

“O reposicionamento acontece para ampliar horizontes. Queremos sair do âmbito apenas regional e tornar o negócio mais visível em escala nacional. E com isso, saímos de um resort para nos tornar um complexo e destino” afirma Nilson Bernal, Diretor-Presidente e CEO do Jurema Águas Quentes.

Hoje o complexo tem um fluxo de aproximadamente 12 mil pessoas por mês, incluindo hóspedes e funcionários. São 3,4 milhões m², e em sua reestruturação, com a inauguração do Jardins de Jurema Convention & Termas Resort, já foram acrescentados 114 novos apartamentos, distribuídos em três novos prédios. Além da área de convenções para até 1.000 pessoas em auditório que está entre outros notáveis investimentos.

Com um espaço tão amplo em desenvolvimento, são necessárias as mais eficientes soluções para assegurar a proteção e conforto aos hóspedes e clientes.

Dentre os projetos implementados, se destaca a solução em CFTV IP da Motorola Security. Com Câmeras Motorola IP´s de 2.0MP (FullHD) instaladas em todo o complexo. A solução aplicada possui a qualidade e funcionalidade ideais para garantir a segurança e monitoramento necessários para este tipo de empreendimento. O projeto foi desenvolvido por meio do grupo ITC, empresa especializada em soluções de engenharia e tecnologia, em parceria com a distribuidora de soluções tecnológicas integradas Telcabos Telecomunicações e Informática.


As câmeras Motorola possuem nível profissional e definição superior às equivalentes do mercado, são desenvolvidas para operar em ambientes críticos de iluminação, ambientes de alto fluxo de pessoas, além da possibilidade de aplicar analíticos de vídeo em alguns dos modelos, permitindo funções configuradas de acordo com o perfil do projeto.

Para Nilson Bernal a maior necessidade tecnológica dentro de um resort desta proporção é garantir a segurança de todos, com monitoramento 24 horas em todas as áreas do complexo hoteleiro.

Para gerenciar todas as câmeras no centro de monitoramento do resort, foi escolhido o Software MTSCS também da Motorola Security, um sistema de recursos avançados que permite completo controle e captação de todas as imagens, criando mosaicos personalizados conforme cada necessidade, facilitando assim a ação do operador em caso de um eventual incidente.

O investimento na modernização de redes e telecomunicação também foi significativo, pois atualmente um dos principais pré-requisitos dos hóspedes é uma internet de qualidade. Focando otimizar recursos e infraestrutura, foi aplicada a solução Laserway da Furukawa Electric Latam. Uma solução que se baseia na tecnologia GPON, proporcionando conectividade IP e convergência de serviços aos diversos ambientes de cabeamento estruturado. Esta convergência engloba os serviços de CFTV, TV IP, Telefonia IP, Rede Wifi e Rede de Dados, mostrando a grande vantagem deste tipo de solução, além de garantir uma menor ocupação do espaço, maior economia de energia e menor consumo de plástico, o que proporciona ao empreendimento uma contribuição para preservação ecológica do meio ambiente.

Para atender à estrutura do Jurema Águas Quentes, as soluções Furukawa aplicadas foram:

• 1200 pontos de rede
• 200 ONTs GPON com 4 portas Ethernet 10/100/1000 PoE
• 25 km de Solução Óptica

“Por sua grandiosidade, sentimos a necessidade de fazer um amplo investimento em tecnologia, como por exemplo, o uso da internet 24 horas, com streaming de vídeos e de outros documentos sempre com a máxima qualidade, sem que o hóspede perca a conexão ao transitar pelos ambientes dos dois resorts. A nossa proposta é para que todos os hóspedes sejam atendidos de forma rápida e eficiente, do momento da sua chegada para fazer o check-in, até o acesso à internet por todo o complexo enquanto se diverte, seja numa estadia curta ou prolongada” afirma Nilson Bernal.

Com tantas transformações e reestruturações, o resort é uma referência em crescimento estrutural, em serviços oferecidos e de empreendimento.

Um espaço completo que oferece conforto e segurança, e que sem dúvidas é uma das melhores alternativas da região para viver uma experiência inesquecível!

Confira alguns dos luxuosos ambientes disponíveis no Jurema Águas Quentes: